Práticas Interdisciplinares

Curso: Práticas Interdisciplinares

Carga horária: 300 horas, 180 horas, 90 horas e 60 horas.

CARGA HORARIA E VALORES

  • CH: 60Hrs R$ 65,00

  • CH: 90Hrs R$ 90,00

  • CH: 180Hrs R$ 130,00

  • CH: 300Hrs R$ 160,00  

II – ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

a) Denominação – PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

b) Carga horária: Cursos com a carga horária de 60 horas, 90 horas, 180 horas e 300 horas.

c) Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo para recebimento e correção da avaliação de acordo com a carga horária descriminada abaixo.

60 horas – 10 dias; 90 horas – 13 dias; 180 horas – 18 dias e 300 horas – 30 dias (prazo mínimo para recebimento da avaliação e correção referente aos dias e carga horária do curso). O prazo máximo para recebimento e correção da avaliação é de até 180 dias corridos e/ou conforme o desenvolvimento do aluno.

d) Objetivo Geral: O curso PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES têm por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da Educação a Distância. Todos os cursos ofertados pelo Instituto PROED tem a modalidade de CURSO A DISTANCIA. Oferece ao profissional da educação e demais interessados o conhecimento sobre o processo A alfabetização e o seu processo bem como as teorias que auxiliam no processo de aprendizagem que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

e) Objetivos de Aprendizagem: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

  • Estar integrado às particularidades da gestão pública.
  • Refletir sobre a estrutura dos Poderes Públicos e hierarquia dos Setores Públicos.
  • Conhecer e analisar os direitos dos cidadãos (direitos sociais e políticos), assim como os direitos dos cidadãos no recebimento dos serviços públicos.
  • Compreende o processo de elaboração e execução dos planejamentos políticos e econômicos da administração pública.
  • Trabalhar princípios ou valores fundamentais da administração pública afirmados pela Constituição Federal (eficiência, moralidade, legalidade, publicidade e impessoalidade);
  • Desenvolver o processo de prestação de contas aos cidadãos.
  • Compreende e promover o relacionamento profissional baseado na ética, no respeito e no reconhecimento das diferenças de cada pessoa.
  • Reconhecer os direitos relacionados à vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade assegurados pela Constituição Federal de 1988.
  • Identificar sobre o funcionamento dos quadros dos servidores públicos.
  • Trabalhar o processo de contratação e remuneração.
  • Identificar os processos de comunicações formais utilizados pela administração pública.
  • Analisar conhecimentos sobre ética profissional, visando à aplicabilidade desses conceitos na prática e atuação dos servidores públicos; e incentivando ao conhecimento e entendimento do Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal.
  • Enfatizar a importância do o processo de aplicação destes recursos.
  • Conhecer o atendimento ao público e o processo de aplicabilidade da legislação.
  • Propiciar o entendimento do referido Código de Ética Profissional, a partir das conceituações relacionadas a código, ética e cidadania.
  • Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças de legislação.
  • Propor a formação de seus cidadãos.
  • Reconhecer a importância da cidadania e da ética nos serviço público.
  • Identificar os principais deveres do servidor público e as vedações do servidor público.

f) Conteúdo

CONTEUDO PROGRAMATICO 300 HORAS

  • Interdisciplinar
  • A prática da interdisciplinaridade
  • A prática interdisciplinar na escola
  • Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas
  • A necessidade de integrar as disciplinas escolares e de contextualizar os conteúdos
  • Obstáculos a serem vencidos para a realização de um trabalho interdisciplinar
  • Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola.
  • Didática e interdisciplinaridade
  • Repensar a reforma, reformar o pensamento.
  • Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado
  • O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática
  • Prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar
  • A multiplicidade de relações da prática pedagógica
  • A prática pedagógica no cotidiano da escola
  • A prática pedagógica interdisciplinar: conceitos e fundamentos
  • A prática pedagógica um espaço interdisciplinar
  • O raciocínio pedagógica interdisciplinar
  • Estilos de aprendizagem :subsídios para o professor!
  • A Prática Pedagógica do Professor de Didática
  • Transdisciplinaridade

CONTEUDO PROGRAMATICO 180 HORAS

  • Interdisciplinar
  • A prática da interdisciplinaridade
  • A prática interdisciplinar na escola
  • Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas
  • A necessidade de integrar as disciplinas escolares e de contextualizar os conteúdos
  • Obstáculos a serem vencidos para a realização de um trabalho interdisciplinar
  • Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola.
  • Didática e interdisciplinaridade
  • Repensar a reforma, reformar o pensamento.
  • Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado
  • O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática
  • Prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar
  • A multiplicidade de relações da prática pedagógica
  • A prática pedagógica no cotidiano da escola
  • A prática pedagógica interdisciplinar: conceitos e fundamentos
  • A prática pedagógica um espaço interdisciplinar
  • O raciocínio pedagógica interdisciplinar

CONTEUDO PROGRAMATICO 90 HORAS

  • Interdisciplinar
  • A prática da interdisciplinaridade
  • A prática interdisciplinar na escola
  • Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas
  • A necessidade de integrar as disciplinas escolares e de contextualizar os conteúdos
  • Obstáculos a serem vencidos para a realização de um trabalho interdisciplinar
  • Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola.
  • Didática e interdisciplinaridade
  • Repensar a reforma, reformar o pensamento.
  • Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado

CONTEUDO PROGRAMATICO 60 HORAS

  • Interdisciplinar
  • A prática da interdisciplinaridade
  • A prática interdisciplinar na escola
  • Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas
  • A necessidade de integrar as disciplinas escolares e de contextualizar os conteúdos
  • Obstáculos a serem vencidos para a realização de um trabalho interdisciplinar
  • Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola.

g) Procedimento Metodológico

A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

h) Avaliação

Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 180h e 300h.

O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III – Certificado

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.