Código 01- Curso de Educação Infantil: O Lúdico para Alfabetizar


Educação Infantil: O Lúdico para Alfabetizar

60 horas R$ 60,00
90 horas R$ 90,00
180 horas R$ 130,00
300 horas R$ 160,00

II ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

a) Denominação: EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO PARA ALFABETIZAR

b) Carga horária: Cursos com a carga horária de 60 horas, 90 horas, 120 horas 180 horas e 300 horas.

c) Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo para recebimento e correção da avaliação de acordo com a carga horária descriminada abaixo.

60 horas – 10 dias; 90 horas – 13 dias; 180 horas – 18 dias e 300 horas – 30 dias (prazo mínimo para recebimento da avaliação e correção referente aos dias e carga horária do curso). O prazo máximo para recebimento e correção da avaliação é de até 180 dias corridos e/ou conforme o desenvolvimento do aluno.

d) O curso EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO PARA ALFABETIZAR têm por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da Educação a Distância. Todos os cursos ofertados pelo Instituto PROED tem a modalidade de CURSO A DISTANCIA. Oferece ao profissional da educação e demais interessados o conhecimento sobre o processo A alfabetização e o seu processo bem como as teorias que auxiliam no processo de aprendizagem que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

  • e) Objetivos de Aprendizagem: EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO PARA ALFABETIZAR
  • Estar integrado às particularidades da educação infantil com o lúdico para alfabetizar.
  • Refletir sobre a estrutura do lúdico para alfabetizar na educação infantil.
  • Compreende o processo de elaboração e execução dos planejamentos de alfabetizar com o lúdico na educação infantil.
  • Trabalhar principais autores que falam do lúdico na educação infantil.
  • Compreende e promover a educação infantil o lúdico para alfabetizar.
  • Reconhecer os educadores que usam o lúdico na educação infantil para alfabetizar.
  • Identificar sobre o lúdico na educação infantil para alfabetização nas escolas públicas. Identificar as principais vantagens do lúdico na alfabetização.
  • Analisar conhecimentos sobre educação infantil e o lúdico na alfabetização no Brasil.
  • Enfatizar a importância dos familiares na participação juntamente com o educador para alfabetização do aluno.
  • Conhecer os métodos que o lúdico trás para sala de aula.
  • Propiciar o entendimento do educador para trabalhar com o lúdico em prol da alfabetização do aluno.
  • Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças de utilização do lúdico em sala de aula.
  • Propor a formação de seus alunos através do lúdico.
  • Reconhecer a importância do lúdico no ambiente escola para alfabetizar o aluno.
  • f) Conteúdos

CARGA HORÁRIA 300 HORAS

  • Melhorias em creches e pré-escolas
  • Educação infantil e o lúdico para alfabetizar.
  • O uso do lúdico para alfabetizar
  • Educadores que usam o lúdico
  • Conceitos e características do jogo
  • Qual a contribuição do lúdico para a alfabetização?
  • Educação infantil: a importância das leis e da escola
  • Desenvolvimento da criança
  • Novas perspectivas na educação infantil
  • Educação infantil numa perspectiva legal e programática
  • A formação dos professores da educação infantil torna-se objeto de reflexão
  • Novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil
  • A prática pedagógica nas instituições de educação infantil
  • Aspectos pedagógicos da educação infantil
  • Infância, criança e o currículo.
  • Novas perspectivas para a educação no século xxi. A práxis
  • Transformadora e a futuridade histórica
  • Nova perspectiva para a rede federal de educação
  • Profissional e tecnologia
  • Promoção de uma educação mais solidaria
  • Aprendizagem lúdica
  • A importância do lúdico nas praticas de letramento e alfabetização na educação infantil
  • O lúdico como recurso didático e metodológico
  • Lúdico: Piaget x Vygotsky
  • Diferenças entre Vygotsky e Piaget

CARGA HORÁRIA 180 HORAS

  • Melhorias em creches e pré-escolas
  • Educação infantil e o lúdico para alfabetizar.
  • O uso do lúdico para alfabetizar
  • Educadores que usam o lúdico
  • Conceitos e características do jogo
  • Qual a contribuição do lúdico para a alfabetização?
  • Educação infantil: a importância das leis e da escola
  • Desenvolvimento da criança
  • Novas perspectivas na educação infantil
  • Educação infantil numa perspectiva legal e programática
  • A formação dos professores da educação infantil torna-se objeto de reflexão
  • Novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil
  • A prática pedagógica nas instituições de educação infantil
  • Aspectos pedagógicos da educação infantil
  • Infância, criança e o currículo.
  • Novas perspectivas para a educação no século xxi. A práxis
  • Transformadora e a futuridade histórica
  • Nova perspectiva para a rede federal de educação
  • Profissional e tecnologia
  • Promoção de uma educação mais solidaria
  • Aprendizagem lúdica

CARGA HORÁRIA 90 HORAS

  • Melhorias em creches e pré-escolas
  • Educação infantil e o lúdico para alfabetizar.
  • O uso do lúdico para alfabetizar
  • Educadores que usam o lúdico
  • Conceitos e características do jogo
  • Qual a contribuição do lúdico para a alfabetização?
  • Educação infantil: a importância das leis e da escola
  • Desenvolvimento da criança
  • Novas perspectivas na educação infantil
  • Educação infantil numa perspectiva legal e programática
  • A formação dos professores da educação infantil torna-se objeto de reflexão
  • Novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil
  • A prática pedagógica nas instituições de educação infantil
  • Aspectos pedagógicos da educação infantil
  • Infância, criança e o currículo.

CARGA HORÁRIA 60 HORAS

  • Melhorias em creches e pré-escolas
  • Educação infantil e o lúdico para alfabetizar.
  • O uso do lúdico para alfabetizar
  • Educadores que usam o lúdico
  • Conceitos e características do jogo
  • Qual a contribuição do lúdico para a alfabetização?
  • Educação infantil: a importância das leis e da escola
  • Desenvolvimento da criança
  • Novas perspectivas na educação infantil
  • Educação infantil numa perspectiva legal e programática
  • A formação dos professores da educação infantil torna-se objeto de reflexão
  • Novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil

g) Procedimento Metodológico: A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar

uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

h) Avaliação: Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 120h, 180h e 300h. O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III – Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.