Desenvolvendo a Didática

Curso: Desenvolvendo a Didática

CARGA HORARIA E VALORES

  • CH: 60Hrs R$ 65,00

  • CH: 90Hrs R$ 90,00

  • CH: 180Hrs R$ 130,00

  • CH: 300Hrs R$ 160,00

II – ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

a) Denominação – DESENVOLVENDO A DIDÁTICA

b) Carga horária: Cursos com a carga horária de 60 horas, 90 horas, 120 horas 180 horas e 300 horas.

c) Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo para recebimento e correção da avaliação de acordo com a carga horária descriminada abaixo.

60 horas – 10 dias; 90 horas – 13 dias; 180 horas – 18 dias e 300 horas – 30 dias (prazo mínimo para recebimento da avaliação e correção referente aos dias e carga horária do curso). O prazo máximo para recebimento e correção da avaliação é de até 180 dias corridos e/ou conforme o desenvolvimento do aluno.

d) Objetivo Geral: O curso DESENVOLVENDO A DIDÁTICA têm por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da Educação a Distância. Todos os cursos ofertados pelo Instituto PROED tem a modalidade de CURSO A DISTANCIA. Oferece ao profissional da educação e demais interessados o conhecimento sobre o processo A alfabetização e o seu processo bem como as teorias que auxiliam no processo de aprendizagem que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

e) Objetivos de Aprendizagem: DESENVOLVENDO A DIDÁTICA

  • Conhecer o desenvolvimento da didática.
  • Propiciar o entendimento do desenvolvimento da didática.
  • Valorizar e adaptar-se os desenvolvimentos da didática.
  • Propor a formação de métodos para desenvolver a didática.
  • Reconhecer a importância da didática para educação.
  • Identificar os principais problemas dentro do desenvolvimento da didática.
  • Estar integrado às particularidades da didática.
  • Refletir sobre a estrutura dos desenvolvimentos da didática.
  • Conhecer e analisar a metodologia usada na didática.
  • Compreende o processo de elaboração e execução dos desenvolvimentos da didática.
  • Trabalhar princípios ou valores fundamentais da didática dentro de sala de aula.
  • Desenvolver o processo de desenvolvimento para o aluno dentro e fora de sala de aula.
  • Compreende e promover o desenvolvimento do uso diário da didática para os alunos.
  • Reconhecer os direitos relacionados prática do desenvolvimento da didática em sala de aula.
  • Identificar sobre o funcionamento dos educadores em uso da didática.
  • Trabalhar o processo diário do uso correto da didática para ajudar ao educando.
  • Analisar conhecimentos sobre didática para melhorar a aprendizagem do educando.
  • Enfatizar a importância do desenvolvimento da didática.

f) Conteúdo

CONTEUDO PROGRAMATICO 300 HORAS

  • O lúdico e seu reconhecimento: um breve histórico
  • O Lúdico na Educação Infantil
  • Práticas de Ludicidade na Educação Infantil
  • O lúdico e suas práticas pedagógicas
  • O jogo na história: aspectos a desvelar
  • No jogo, os papéis e as posições sociais
  • Possibilidades educativas do/no jogo
  • Percepção, sujeito sensível e memória
  • Didática
  • Didática e o currículo
  • Disciplina de didática
  • Didática pedagogia e educação
  • Fábula (Didática, Professor! Didática!)
  • Didática segundo Libâneo
  • Educação escolar pedagogia e didática
  • Didática e a formação profissional do professor
  • A didática como atividade pedagógica
  • Os componentes do processo didático
  • Desenvolvimento histórico da didática e tendências pedagógicas
  • Tendências pedagógicas no Brasil e a didática
  • Processo didático básico: ensino aprendizagem
  • Objetivos educacionais e sua importância dentro da didática
  • Os conteúdos de ensino
  • A avaliação de ensino com a didática
  • A importância da didática para planejamento escolar
  • Aspectos cognitivos da interação
  • Histórico da didática
  • Análise do texto (Didática )
  • Comênio o pai da didática moderna
  • Didática e democracia do ensino
  • A importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem

CONTEUDO PROGRAMATICO 180 HORAS

  • O lúdico e seu reconhecimento: um breve histórico
  • O Lúdico na Educação Infantil
  • Práticas de Ludicidade na Educação Infantil
  • O lúdico e suas práticas pedagógicas
  • O jogo na história: aspectos a desvelar
  • No jogo, os papéis e as posições sociais
  • Possibilidades educativas do/no jogo
  • Percepção, sujeito sensível e memória
  • Didática
  • Didática e o currículo
  • Disciplina de didática
  • Didática pedagogia e educação
  • Fábula (Didática, Professor! Didática!)
  • Didática segundo Libâneo
  • Educação escolar pedagogia e didática
  • Didática e a formação profissional do professor
  • A didática como atividade pedagógica
  • Os componentes do processo didático
  • Desenvolvimento histórico da didática e tendências pedagógicas
  • Tendências pedagógicas no Brasil e a didática
  • Processo didático básico: ensino aprendizagem
  • Objetivos educacionais e sua importância dentro da didática
  • Os conteúdos de ensino
  • A avaliação de ensino com a didática
  • A importância da didática para planejamento escolar
  • Aspectos cognitivos da interação
  • Histórico da didática

CONTEUDO PROGRAMATICO 90 HORAS

  • O lúdico e seu reconhecimento: um breve histórico
  • O Lúdico na Educação Infantil
  • Práticas de Ludicidade na Educação Infantil
  • O lúdico e suas práticas pedagógicas
  • O jogo na história: aspectos a desvelar
  • No jogo, os papéis e as posições sociais
  • Possibilidades educativas do/no jogo
  • Percepção, sujeito sensível e memória
  • Didática
  • Didática e o currículo
  • Disciplina de didática
  • Didática pedagogia e educação
  • Fábula (Didática, Professor! Didática!)
  • Didática segundo Libâneo
  • Educação escolar pedagogia e didática
  • Didática e a formação profissional do professor
  • A didática como atividade pedagógica
  • Os componentes do processo didático
  • Desenvolvimento histórico da didática e tendências pedagógicas
  • Tendências pedagógicas no Brasil e a didática
  • Processo didático básico: ensino aprendizagem

CONTEUDO PROGRAMATICO 60 HORAS

  • O lúdico e seu reconhecimento: um breve histórico
  • O Lúdico na Educação Infantil
  • Práticas de Ludicidade na Educação Infantil
  • O lúdico e suas práticas pedagógicas
  • O jogo na história: aspectos a desvelar
  • No jogo, os papéis e as posições sociais
  • Possibilidades educativas do/no jogo
  • Percepção, sujeito sensível e memória
  • Didática
  • Didática e o currículo
  • Disciplina de didática
  • Didática pedagogia e educação
  • Fábula (Didática, Professor! Didática!)
  • Didática segundo Libâneo
  • Educação escolar pedagogia e didática
  • Didática e a formação profissional do professor
  • A didática como atividade pedagógica
  • Os componentes do processo didático
  • g) Procedimento Metodológico

A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com

qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

h) Avaliação

Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 120h, 180h e 300h.

O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III – Certificado

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.