Aprendendo Matemática no Ensino Médio e Fundamental

Curso: Aprendendo Matemática no Ensino Médio e Fundamental

CARGA HORARIA E VALORES

  • CH: 60Hrs R$ 65,00

  • CH: 90Hrs R$ 90,00

  • CH: 180Hrs R$ 130,00

  • CH: 300Hrs R$ 160,00

II – ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

a) Denominação – APRENDENDO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL

b) Carga horária: Cursos com a carga horária de 60 horas, 90 horas, 120 horas 180 horas e 300 horas.

c) Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo para recebimento e correção da avaliação de acordo com a carga horária descriminada abaixo.

60 horas – 10 dias; 90 horas – 13 dias; 180 horas – 18 dias e 300 horas – 30 dias (prazo mínimo para recebimento da avaliação e correção referente aos dias e carga horária do curso). O prazo máximo para recebimento e correção da avaliação é de até 180 dias corridos e/ou conforme o desenvolvimento do aluno.

d) Objetivo Geral: O curso APRENDENDO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL têm por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da Educação a Distância. Todos os cursos ofertados pelo Instituto PROED tem a modalidade de CURSO A DISTANCIA. Oferece ao profissional da educação e demais interessados o conhecimento sobre o processo A alfabetização e o seu processo bem como as teorias que auxiliam no processo de aprendizagem que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

e) Objetivos de Aprendizagem: APRENDENDO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL

  • Compreende Ensino de Matemática.
  • Identificar o conhecimento matemático
  • Observar as Principais características
  • Organizar o papel da Matemática no ensino fundamental
  • Reconhecer a Matemática e construção da cidadania
  • Trabalhar a Matemática e os Temas Transversais
  • Aprender e ensinar Matemática no ensino fundamental.
  • Proporcionar o aluno e o saber matemático
  • Proporcionar o professor e o saber matemático
  • Estudar as relações professor-aluno e aluno-aluno
  • Discutira alguns caminhos para “fazer Matemática” na sala de aula
  • Trabalhar o recurso à Resolução de Problemas
  • Identificar o recurso à História da Matemática
  • Trabalhar princípios ou valores da alfabetização e séries iniciais.
  • Compreender o recurso às Tecnologias da Informação
  • Organizar o recurso aos Jogos
  • Elabora os objetivos gerais de Matemática para o ensino fundamental i
  • Reconhecer os conteúdos de Matemática para o ensino fundamental i
  • Trabalhar a Seleção de conteúdos
  • Dividir em Blocos de conteúdos
  • Reorganizar os Números e Operações
  • Visualizar o Espaço e Forma
  • Compreender a Grandezas e Medidas

f) Conteúdo

CONTEUDO PROGRAMATICO 300 HORAS

  • O Papel da Matemática no Ensino Médio e Fundamental
  • Matemática e Construção da Cidadania
  • Matemática E Os Temas Transversais
  • Ética
  • Orientação Sexual
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Pluralidade Cultural
  • Outros Temas
  • Vamos Estudar Algumas Regras Que Envolvem a Matemática
  • Matemática – Conjuntos Numéricos – Brasil Escola
  • Como fazer os cálculos no ábaco?
  • Triângulo
  • Tipos de triângulos
  • Condição de existência de um triângulo
  • Identidade entre Triângulos
  • Mediana, bissetriz e altura de um triângulo.
  • Relação entre os Lados e os Ângulos de um Triângulo
  • Segmentos de retas
  • Soma dos ângulos internos de um triângulo
  • Ângulos Complementares, Ângulos Suplementares e Ângulos Adjacentes.
  • Ângulos adjacentes e suplementares
  • Geometria Plana
  • Adição e Subtração de Ângulos
  • Análise da área dos polígonos
  • Ângulos
  • Classificação de ângulos
  • Ângulos Complementares, Ângulos Suplementares e Ângulos Adjacentes.
  • Ângulos no Círculo
  • Aplicações do Teorema de Pitágoras
  • Aplicações do Teorema de Tales
  • Área de qualquer triângulo
  • Área de um Polígono Regular
  • Área de um Triângulo Equilátero
  • Área de uma Região Plana
  • Área de uma Região Triangular
  • Calculando a Área de um Triângulo
  • Calculando a área do triângulo utilizando os ângulos
  • Cálculo de Áreas Especiais
  • Classificação dos Polígonos
  • Conversão de Medidas de Superfície
  • Número de Diagonais de um Polígono Convexo
  • O Metro e a Jarda
  • Os Números na Visão da Geometria
  • Paralelogramos
  • Perímetro de uma forma geométrica plana
  • Polegadas
  • Polígonos
  • Classificação dos polígonos
  • Proporções Aplicadas no Teorema de Tales
  • Propriedade dos Paralelogramos
  • Quilômetros ou Milhas
  • Relação entre um Quadrilátero e uma Circunferência
  • Aplicações do Teorema de Pitágoras
  • Soma dos Ângulos Internos e Externos de um Polígono Convexo
  • CONTEUDO PROGRAMATICO 180 HORAS
  • O Papel da Matemática no Ensino Médio e Fundamental
  • Matemática e Construção da Cidadania
  • Matemática E Os Temas Transversais
  • Ética
  • Orientação Sexual
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Pluralidade Cultural
  • Outros Temas
  • Vamos Estudar Algumas Regras Que Envolvem a Matemática
  • Matemática – Conjuntos Numéricos – Brasil Escola
  • Como fazer os cálculos no ábaco?
  • Triângulo
  • Tipos de triângulos
  • Condição de existência de um triângulo
  • Identidade entre Triângulos
  • Mediana, bissetriz e altura de um triângulo.
  • Relação entre os Lados e os Ângulos de um Triângulo
  • Segmentos de retas
  • Soma dos ângulos internos de um triângulo
  • Ângulos Complementares, Ângulos Suplementares e Ângulos Adjacentes.
  • Ângulos adjacentes e suplementares
  • Geometria Plana
  • Adição e Subtração de Ângulos
  • Análise da área dos polígonos
  • Ângulos
  • Classificação de ângulos
  • Ângulos Complementares, Ângulos Suplementares e Ângulos Adjacentes.
  • Ângulos no Círculo
  • Aplicações do Teorema de Pitágoras
  • Aplicações do Teorema de Tales
  • Área de qualquer triângulo
  • Área de um Polígono Regular
  • Área de um Triângulo Equilátero
  • Área de uma Região Plana
  • Área de uma Região Triangular
  • Calculando a Área de um Triângulo
  • Calculando a área do triângulo utilizando os ângulos
  • Cálculo de Áreas Especiais
  • Classificação dos Polígonos
  • Conversão de Medidas de Superfície
  • Número de Diagonais de um Polígono Convexo
  • O Metro e a Jarda
  • Os Números na Visão da Geometria
  • Paralelogramos
  • Perímetro de uma forma geométrica plana
  • Polegadas
  • Polígonos
  • Classificação dos polígonos
  • Proporções Aplicadas no Teorema de Tales

CONTEUDO PROGRAMATICO 90 HORAS

  • O Papel da Matemática no Ensino Médio e Fundamental
  • Matemática e Construção da Cidadania
  • Matemática E Os Temas Transversais
  • Ética
  • Orientação Sexual
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Pluralidade Cultural
  • Outros Temas
  • Vamos Estudar Algumas Regras Que Envolvem a Matemática
  • Matemática – Conjuntos Numéricos – Brasil Escola
  • Como fazer os cálculos no ábaco?
  • Triângulo
  • Tipos de triângulos
  • Condição de existência de um triângulo
  • Identidade entre Triângulos
  • Mediana, bissetriz e altura de um triângulo.
  • Relação entre os Lados e os Ângulos de um Triângulo
  • Segmentos de retas
  • Soma dos ângulos internos de um triângulo
  • Ângulos Complementares, Ângulos Suplementares e Ângulos Adjacentes.
  • Ângulos adjacentes e suplementares
  • Geometria Plana
  • Adição e Subtração de Ângulos
  • Análise da área dos polígonos
  • Ângulos
  • Classificação de ângulos
  • Ângulos Complementares, Ângulos Suplementares e Ângulos Adjacentes.
  • Ângulos no Círculo
  • Aplicações do Teorema de Pitágoras
  • Aplicações do Teorema de Tales
  • Área de qualquer triângulo
  • Área de um Polígono Regular
  • Área de um Triângulo Equilátero
  • Área de uma Região Plana
  • Área de uma Região Triangular
  • Calculando a Área de um Triângulo
  • Calculando a área do triângulo utilizando os ângulos

CONTEUDO PROGRAMATICO 60 HORAS

  • O Papel da Matemática no Ensino Médio e Fundamental
  • Matemática e Construção da Cidadania
  • Matemática E Os Temas Transversais
  • Ética
  • Orientação Sexual
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Pluralidade Cultural
  • Outros Temas
  • Vamos Estudar Algumas Regras Que Envolvem a Matemática
  • Matemática – Conjuntos Numéricos – Brasil Escola
  • Como fazer os cálculos no ábaco?
  • Triângulo
  • Tipos de triângulos
  • Condição de existência de um triângulo
  • Identidade entre Triângulos
  • Mediana, bissetriz e altura de um triângulo.
  • Relação entre os Lados e os Ângulos de um Triângulo
  • Segmentos de retas
  • Soma dos ângulos internos de um triângulo
  • Ângulos Complementares, Ângulos Suplementares e Ângulos Adjacentes.
  • Ângulos adjacentes e suplementares
  • Geometria Plana
  • Adição e Subtração de Ângulos
  • Análise da área dos polígonos
  • Ângulos
  • Classificação de ângulos
  • Ângulos Complementares, Ângulos Suplementares e Ângulos Adjacentes.
  • Ângulos no Círculo
  • Aplicações do Teorema de Pitágoras
  • Aplicações do Teorema de Tales

g) Procedimento Metodológico

A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

h) Avaliação

Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 120h, 180h e 300h.

O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III – Certificado

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.