Educação Especial: TGD

Curso: Educação Especial: TGD

CARGA HORARIA E VALORES

  • CH: 60Hrs R$ 65,00

  • CH: 90Hrs R$ 90,00

  • CH: 180Hrs R$ 130,00

  • CH: 300Hrs R$ 160,00

II – ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

a) Denominação – Educação Especial: TGD

b) Carga horária: Cursos com a carga horária de 60 horas, 90 horas, 120 horas 180 horas e 300 horas.

c) Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo para recebimento e correção da avaliação de acordo com a carga horária descriminada abaixo.

60 horas – 10 dias; 90 horas – 13 dias; 180 horas – 18 dias e 300 horas – 30 dias (prazo mínimo para recebimento da avaliação e correção referente aos dias e carga horária do curso). O prazo máximo para recebimento e correção da avaliação é de até 180 dias corridos e/ou conforme o desenvolvimento do aluno.

d) Objetivo Geral: O curso EDUCAÇÃO ESPECIAL: TGD têm por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da Educação a Distância. Todos os cursos ofertados pelo Instituto PROED tem a modalidade de CURSO A DISTANCIA. Oferece ao profissional da educação e demais interessados o conhecimento sobre o processo A alfabetização e o seu processo bem como as teorias que auxiliam no processo de aprendizagem que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

e) Objetivos de Aprendizagem: EDUCAÇÃO ESPECIAL: TGD

* Trabalhar sobre qual a história e fundamentos da Educação Auditiva.

  • Desenvolver como é a Educação Especial.
  • Compreende e promover a melhor maneira da Educação Especial Auditiva.
  • Reconhecer os principais autores que falam sobre Educação Especial
  • Identificar sobre o funcionamento dos métodos de Educação Especial Auditiva.
  • Trabalhar o processo de formação de profissionais capacitados para alfabetizar.
  • Identificar os educadores que trabalham com Educação Especial.
  • Enfatizar a importância da Educação Especial no Brasil.
  • Conhecer o que a LDB fala sobre Educação Especial.
  • Propiciar o entendimento do modo como é a Educação Especial nas escolas públicas no Brasil.
  • Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças da Educação Especial.
  • Propor a formação de pessoas capacitadas na Educação Especial.
  • Reconhecer a importância da Educação Especial para o aluno.
  • Identificar os principais problemas na Educação Especial

f) Conteúdo

CONTEUDO PROGRAMATICO 300 HORAS

  • A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
  • História e fundamentos da Educação Especial Auditiva
  • Educação Especial Inclusiva e Auditiva
  • Legislação da Educação Especial Auditiva
  • Políticas sociais e educacionais de inclusão e exclusão
  • Transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A terapia comportamental com transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A sexualidade do portador de transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A escola para os portadores de transtornos invasivos do desenvolvimento
  • Conhecer o histórico do autismo
  • O que é autismo
  • Características de crianças com autismo
  • Educação de crianças autistas
  • Estimulação precoce em bebês e crianças
  • A educação precoce como forma de potencializar o celebro da criança
  • Quando estimular o bebê?
  • A estimulação precoce e o autismo
  • Síndrome de Asperger
  • Síndrome de rett
  • Tratamento dos portadores do espectro autismo
  • O método TEACCH

CONTEUDO PROGRAMATICO 180 HORAS

  • A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
  • História e fundamentos da Educação Especial Auditiva
  • Educação Especial Inclusiva e Auditiva
  • Legislação da Educação Especial Auditiva
  • Políticas sociais e educacionais de inclusão e exclusão
  • Transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A terapia comportamental com transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A sexualidade do portador de transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A escola para os portadores de transtornos invasivos do desenvolvimento
  • Conhecer o histórico do autismo
  • O que é autismo
  • Características de crianças com autismo
  • Educação de crianças autistas
  • Estimulação precoce em bebês e crianças
  • A educação precoce como forma de potencializar o celebro da criança
  • Quando estimular o bebê?
  • A estimulação precoce e o autismo

CONTEUDO PROGRAMATICO 90 HORAS

  • A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
  • História e fundamentos da Educação Especial Auditiva
  • Educação Especial Inclusiva e Auditiva
  • Legislação da Educação Especial Auditiva
  • Políticas sociais e educacionais de inclusão e exclusão
  • Transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A terapia comportamental com transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A sexualidade do portador de transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A escola para os portadores de transtornos invasivos do desenvolvimento
  • Conhecer o histórico do autismo
  • O que é autismo

CONTEUDO PROGRAMATICO 60 HORAS

  • A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
  • História e fundamentos da Educação Especial Auditiva
  • Educação Especial Inclusiva e Auditiva
  • Legislação da Educação Especial Auditiva
  • Políticas sociais e educacionais de inclusão e exclusão
  • Transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A terapia comportamental com transtornos invasivos do desenvolvimento
  • A sexualidade do portador de transtornos invasivos do desenvolvimento

g) Procedimento Metodológico

A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

h) Avaliação

Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 120h, 180h e 300h.

O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III – Certificado

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.