Denominação – Novos Desafios na Educação de Jovens e Adultos

Curso: Denominação – Novos Desafios na Educação de Jovens e Adultos

CARGA HORARIA E VALORES

  • CH: 60Hrs R$ 65,00

  • CH: 90Hrs R$ 90,00

  • CH: 180Hrs R$ 130,00

  • CH: 300Hrs R$ 160,00

II – ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

a) Denominação – NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

a) Carga horária: Cursos com a carga horária de 60 horas, 90 horas, 180 horas e 300 horas. 

b) Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo para recebimento e correção da avaliação de acordo com a carga horária descriminada abaixo.

60 horas – 10 dias; 90 horas – 13 dias; 180 horas – 18 dias e 300 horas – 30 dias (prazo mínimo para recebimento da avaliação e correção referente aos dias e carga horária do curso). O prazo máximo para recebimento e correção da avaliação é de até 180 dias corridos e/ou conforme o desenvolvimento do aluno.

c) Objetivo Geral: O curso NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS têm por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da Educação a Distância. Todos os cursos ofertados pelo Instituto PROED tem a modalidade de CURSO A DISTANCIA. Oferece ao profissional da educação e demais interessados o conhecimento sobre o processo A alfabetização e o seu processo bem como as teorias que auxiliam no processo de aprendizagem que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

b) Objetivos de Aprendizagem: NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Abordar os desafios de educação de jovens e adultos no Brasil.
  • Compreende e promover o relacionamento da educação de jovens e adultos no Brasil.
  • Reconhecer os direitos relacionados educação de jovens e adultos.
  • Analisar os sujeitos que fazem Educação de Jovens e Adultos e os seus conhecimentos.
  • Identificar os profissionais e educadores que trabalham com EJA e sua contribuição para os estudantes.
  • Identificar sobre o funcionamento das classes de educação de jovens e adultos.
  • Trabalhar a construção do conhecimento do aluno da educação de jovens e adultos.
  • Identificar quem são os alunos que fazem parte da educação de jovens e adultos.
  • Analisar conhecimentos sobre educação de jovens e adultos no Brasil.
  • Enfatizar a importância de o adulto ir estudar numa classe de jovens e adultos.
  • Conhecer a forma de se lecionar na educação de jovens e adultos.
  • Propiciar o entendimento do professor para que tenha uma dinâmica e uma metodologia especial para trabalhar numa classe de educação de jovens e adultos.
  • Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças de no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos.
  • Propor a formação de todos os alunos.
  • Mostrar a respeito do Sistema Nacional de Educação e o EJA.

c) Conteúdo 

CONTEUDO PROGRAMATICO 300 HORAS

  • Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil 
  • Os sujeitos alunos e seus saberes
  • Políticas e práticas educacionais
  • Educadores e profissionais que trabalham com a EJA
  • O cientificismo e a escola
  • Paulo Freire e a EJA
  • O currículo da Educação de Jovens e Adultos
  • Metodologia de ensino da EJA
  • Os saberes e os fazeres de quem ensina
  • O ensino a distância
  • Perspectivas, desafios e possibilidades 
  • Alfabetização de adultos na abordagem de Paulo Freire
  • Qual a contribuição de Paulo Freire na educação de jovens e adultos?
  • Intersetorialidade da EJA
  • Educação de Jovens e Adultos e o Movimento Brasileiro de Alfabetização
  • A educação de jovens e adultos no Brasil com prática social através de instituições formais ou não
  • Ética e democracia: exercício da cidadania
  • Histórico da Comissão de Ética
  • Análise do texto (Ética na política brasileira: um grito de indignação)
  • Paulo Freire um marco na educação brasileira
  • O analfabetismo e a educação popular
  • EJA no Sistema Nacional de Educação

CONTEUDO PROGRAMATICO 180 HORAS

  • Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil 
  • Os sujeitos alunos e seus saberes
  • Políticas e práticas educacionais
  • Educadores e profissionais que trabalham com a EJA
  • O cientificismo e a escola
  • Paulo Freire e a EJA
  • O currículo da Educação de Jovens e Adultos
  • Metodologia de ensino da EJA
  • Os saberes e os fazeres de quem ensina
  • O ensino a distância
  • Perspectivas, desafios e possibilidades 
  • Alfabetização de adultos na abordagem de Paulo Freire
  • Qual a contribuição de Paulo Freire na educação de jovens e adultos?
  • Intersetorialidade da EJA
  • Educação de Jovens e Adultos e o Movimento Brasileiro de Alfabetização
  • A educação de jovens e adultos no Brasil com prática social através de instituições formais ou não
  • Ética e democracia: exercício da cidadania
  • Histórico da Comissão de Ética
  • Análise do texto (Ética na política brasileira: um grito de indignação)

CONTEUDO PROGRAMATICO 90 HORAS

  • Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil 
  • Os sujeitos alunos e seus saberes
  • Políticas e práticas educacionais
  • Educadores e profissionais que trabalham com a EJA
  • O cientificismo e a escola
  • Paulo Freire e a EJA
  • O currículo da Educação de Jovens e Adultos
  • Metodologia de ensino da EJA
  • Os saberes e os fazeres de quem ensina
  • O ensino a distância
  • Perspectivas, desafios e possibilidades 
  • Alfabetização de adultos na abordagem de Paulo Freire
  • Qual a contribuição de Paulo Freire na educação de jovens e adultos?
  • Intersetorialidade da EJA

CONTEUDO PROGRAMATICO 60 HORAS

  • Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil 
  • Os sujeitos alunos e seus saberes
  • Políticas e práticas educacionais
  • Educadores e profissionais que trabalham com a EJA
  • O cientificismo e a escola
  • Paulo Freire e a EJA
  • O currículo da Educação de Jovens e Adultos
  • Metodologia de ensino da EJA
  • Os saberes e os fazeres de quem ensina
  • O ensino a distância
  • Perspectivas, desafios e possibilidades 
  • d) Procedimento Metodológico

 A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

h) Avaliação

Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 180h e 300h. 

O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III – Certificado

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.