O Ensino da Física

Curso: O Ensino da Física

CARGA HORARIA E VALORES

  • CH: 60Hrs R$ 65,00

  • CH: 90Hrs R$ 90,00

  • CH: 180Hrs R$ 130,00

  • CH: 300Hrs R$ 160,00

II – ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

a) Denominação – O ENSINO DA FÍSICA

b) Carga horária: Cursos com a carga horária de 60 horas, 90 horas, 180 horas e 300 horas. 

c) Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo para recebimento e correção da avaliação de acordo com a carga horária descriminada abaixo.

60 horas – 10 dias; 90 horas – 13 dias; 180 horas – 18 dias e 300 horas – 30 dias (prazo mínimo para recebimento da avaliação e correção referente aos dias e carga horária do curso). O prazo máximo para recebimento e correção da avaliação é de até 180 dias corridos e/ou conforme o desenvolvimento do aluno.

d) Objetivo Geral: O curso O ENSINO DA FÍSICA têm por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da Educação a Distância. Todos os cursos ofertados pelo Instituto PROED tem a modalidade de CURSO A DISTANCIA. Oferece ao profissional da educação e demais interessados o conhecimento sobre o processo A alfabetização e o seu processo bem como as teorias que auxiliam no processo de aprendizagem que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

e) Objetivos de Aprendizagem: O ENSINO DA FÍSICA

  • Trabalhar a importância das partículas na física.
  • Identificar como trabalhar das grandezas e medidas
  • Aprender e classificar as partículas fundamentais.
  • Reconhecer o contexto da física no ensino.
  • Aprender o significado da Resistência elétrica
  • Lembrar a importância das cargas elétricas 
  • Identificar quais são os elementos necessários no estudo da física 
  • Visualizar quais as formas para se apresentar as substâncias
  • Compreender os tipos de elementos
  • Buscar qual a diferença entre a unidade e elementos
  • Incentivar o estudo das grandezas;
  • Trabalhar a importância da física na vida do cidadão;
  • Conhecer os Principais Autores Brasileiros e suas Obras na física;
  • Conheceralguns tipos de elementos;
  • Trabalhar Ondas Eletromagnéticas;
  • Estudar Unidades de medidas de tempo;

f) Conteúdo 

CONTEUDO PROGRAMATICO 300 HORAS

  • Quarks
  • Classificação das Partículas Fundamentais 
  • Mediadores 
  • Tempo como grandeza escalar
  • Unidades de medidas de tempo
  • Instante e intervalo de tempo
  • Gráviton
  • Ciclos termodinâmicos * Ciclo de Carnot * Ciclo de Otto
  • Ciclo de Diesel
  • Ciclo Rankine
  • Ciclo de Stirling
  • Grandeza escalar
  • Grandezas não escalares
  • O sinal de uma grandeza vetorial
  • Ponto triplo de uma substância
  • Bomba de Nêutrons
  • História
  • Propriedades intensivas
  • Densidade
  • Pressão
  • Ponto de fusão
  • Ponto de ebulição
  • Calor específico
  • Inflamabilidade
  • Tensão superficial
  • Propriedades extensivas
  • Massa
  • Volume
  • Energia
  • Entropia
  • Textura
  • Calor
  • Resistência elétrica
  • Matéria
  • Radiação Beta
  • Radiação ultravioleta
  • Plasma
  • O que é um plasma?
  • Espelhos Parabólicos
  • Resolução da equação diferencial
  • Interpretação da solução
  • Ondas Eletromagnéticas
  • Capacitores
  • Associação de Capacitores
  • Capacitores: Capacitores armazenam energia elétrica
  • História dos capacitores
  • Energia no capacitor
  • Capacitor de Cerâmica
  • Capacitância de um capacitor
  • Capacitor de Filme de Poliestireno
  • Capacitor Eletrolítico

CONTEUDO PROGRAMATICO 180 HORAS

  • Quarks
  • Classificação das Partículas Fundamentais 
  • Mediadores 
  • Tempo como grandeza escalar
  • Unidades de medidas de tempo
  • Instante e intervalo de tempo
  • Gráviton
  • Ciclos termodinâmicos * Ciclo de Carnot * Ciclo de Otto
  • Ciclo de Diesel
  • Ciclo Rankine
  • Ciclo de Stirling
  • Grandeza escalar
  • Grandezas não escalares
  • O sinal de uma grandeza vetorial
  • Ponto triplo de uma substância
  • Bomba de Nêutrons
  • História
  • Propriedades intensivas
  • Densidade
  • Pressão
  • Ponto de fusão
  • Ponto de ebulição
  • Calor específico
  • Inflamabilidade
  • Tensão superficial
  • Propriedades extensivas
  • Massa
  • Volume
  • Energia
  • Entropia
  • Textura
  • Calor
  • Resistência elétrica
  • Matéria
  • Radiação Beta
  • Radiação ultravioleta
  • Plasma
  • O que é um plasma?
  • Espelhos Parabólicos
  • Resolução da equação diferencial
  • Interpretação da solução
  • Ondas Eletromagnéticas
  • Capacitores
  • Associação de Capacitores
  • Capacitores: Capacitores armazenam energia elétrica

CONTEUDO PROGRAMATICO 90 HORAS

  • Quarks
  • Classificação das Partículas Fundamentais 
  • Mediadores 
  • Tempo como grandeza escalar
  • Unidades de medidas de tempo
  • Instante e intervalo de tempo
  • Gráviton
  • Ciclos termodinâmicos * Ciclo de Carnot * Ciclo de Otto
  • Ciclo de Diesel
  • Ciclo Rankine
  • Ciclo de Stirling
  • Grandeza escalar
  • Grandezas não escalares
  • O sinal de uma grandeza vetorial
  • Ponto triplo de uma substância
  • Bomba de Nêutrons
  • História
  • Propriedades intensivas
  • Densidade
  • Pressão
  • Ponto de fusão
  • Ponto de ebulição
  • Calor específico
  • Inflamabilidade
  • Tensão superficial
  • Propriedades extensivas
  • Massa
  • Volume
  • Energia
  • Entropia
  • Textura
  • Calor
  • Resistência elétrica
  • Matéria
  • Radiação Beta
  • Radiação ultravioleta

CONTEUDO PROGRAMATICO 60 HORAS

  • Quarks
  • Classificação das Partículas Fundamentais 
  • Mediadores 
  • Tempo como grandeza escalar
  • Unidades de medidas de tempo
  • Instante e intervalo de tempo
  • Gráviton
  • Ciclos termodinâmicos * Ciclo de Carnot * Ciclo de Otto
  • Ciclo de Diesel
  • Ciclo Rankine
  • Ciclo de Stirling
  • Grandeza escalar
  • Grandezas não escalares
  • O sinal de uma grandeza vetorial
  • Ponto triplo de uma substância
  • Bomba de Nêutrons
  • História
  • Propriedades intensivas
  • Densidade
  • Pressão
  • Ponto de fusão
  • Ponto de ebulição
  • Calor específico
  • Inflamabilidade
  • Tensão superficial
  • Propriedades extensivas
  • Massa
  • Volume
  • Energia
  • Entropia
  • Textura

g) Procedimento Metodológico

 A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

h) Avaliação

Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 180h e 300h. 

O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III – Certificado

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.