Código 06 – Curso de Alfabetização e Séries Iniciais

Curso: ALFABETIZAÇÃO E SÉRIES INICIAIS

60 horas R$ 60,00
90 horas R$ 90,00
180 horas R$ 130,00
300 horas R$ 160,00
 


II – ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

a) Denominação: ALFABETIZAÇÃO E SÉRIES INICIAIS

b) Carga horária: Cursos com a carga horária de 60 horas, 90 horas, 120 horas 180 horas e 300 horas.

c) Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo para recebimento e correção da avaliação de acordo com a carga horária descriminada abaixo.

60 horas – 10 dias; 90 horas – 13 dias; 180 horas – 18 dias e 300 horas – 30 dias (prazo mínimo para recebimento da avaliação e correção referente aos dias e carga horária do curso). O prazo máximo para recebimento e correção da avaliação é de até 180 dias corridos e/ou conforme o desenvolvimento do aluno.

d): O curso ALFABETIZAÇÃO E SÉRIES INICIAIS têm por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da Educação a Distância. Todos os cursos ofertados pelo Instituto PROED tem a modalidade de CURSO A DISTANCIA. Oferece ao profissional da educação e demais interessados o conhecimento sobre o processo A alfabetização e o seu processo bem como as teorias que auxiliam no processo de aprendizagem que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

e) Objetivos de Aprendizagem: ALFABETIZAÇÃO E SÉRIES INICIAIS

  • Compreender a alfabetização e suas novas perspectivas.
  • Reconhecer a alfabetização e séries iniciais.
  • Identificar as novas perspectivas da alfabetização e séries iniciais.
  • Trabalhar as novas perspectivas da alfabetização e séries iniciais.
  • Identificar os processos da alfabetização e séries iniciais.
  • Analisar conhecimentos sobre alfabetização e séries iniciais.
  • Estar integrado às particularidades da alfabetização e séries iniciais.
  • Refletir sobre a estrutura da alfabetização e séries iniciais.
  • Conhecer e analisar a alfabetização e séries iniciais.
  • Compreende o processo de elaboração e execução dos planejamentos da alfabetização e séries iniciais.
  • Trabalhar princípios ou valores da alfabetização e séries iniciais.
  • Enfatizar a importância da alfabetização e séries iniciais.
  • Propiciar o entendimento da alfabetização e séries iniciais dentro das escolas.
  • Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças da alfabetização e séries iniciais.
  • Propor a formação de profissionais para atuarem na alfabetização e séries iniciais.
  • Reconhecer a importância da alfabetização e séries iniciais.
  • Identificar os principais problemas da alfabetização e séries iniciais.

f) Carga Horária: 300 HORAS

  • Práticas pedagógicas e o processo de alfabetização
  • As dificuldades da alfabetização nas séries iniciais: será um problema de método?
  • Os desafios da alfabetização
  • Tipos de métodos para alfabetizar
  • Uma abordagem da alfabetização
  • A alfabetização científica nas séries iniciais
  • A linguística na alfabetização a fala e a criança
  • A linguística da escrita e a criança
  • Formação de professores
  • Alfabetização e letramento na Educação Infantil
  • Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
  • O que é letramento e alfabetização – Magda Becker Soares
  • Distinção entre alfabetização e letramento: avanços e retrocessos
  • A concepção bancária de alfabetização
  • Análise do texto (ANALFABETISMO NO PRIMEIRO MUNDO?)
  • O professor alfabetizador
  • Professor-alfabetizador: representações e impactos da sua prática profissional
  • A concepção de ensino e aprendizagem do professore o seu nível de conhecimento profissional
  • A crença do aluno na sua própria capacidade de aprender e o reconhecimento e a valorização dos seus próprios
  • O contrato didático que rege as situações de ensino e aprendizagem
  • A relação professor-aluno
  • A relação da família com a aprendizagem dos alunos e com a proposta pedagógica

Carga Horária 180 HORAS

  • Práticas pedagógicas e o processo de alfabetização
  • As dificuldades da alfabetização nas séries iniciais: será um problema de método?
  • Os desafios da alfabetização
  • Tipos de métodos para alfabetizar
  • Uma abordagem da alfabetização
  • A alfabetização científica nas séries iniciais
  • A linguística na alfabetização a fala e a criança
  • A linguística da escrita e a criança
  • Formação de professores
  • Alfabetização e letramento na Educação Infantil
  • Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
  • O que é letramento e alfabetização – Magda Becker Soares
  • Distinção entre alfabetização e letramento: avanços e retrocessos
  • A concepção bancária de alfabetização
  • Análise do texto (ANALFABETISMO NO PRIMEIRO MUNDO?)
  • O professor alfabetizador
  • Professor-alfabetizador: representações e impactos da sua prática profissional
  • A concepção de ensino e aprendizagem do professore o seu nível de conhecimento profissional
  • A crença do aluno na sua própria capacidade de aprender e o reconhecimento e a valorização dos seus próprios

Carga Horária 90 HORAS

  • Práticas pedagógicas e o processo de alfabetização
  • As dificuldades da alfabetização nas séries iniciais: será um problema de método?
  • Os desafios da alfabetização
  • Tipos de métodos para alfabetizar
  • Uma abordagem da alfabetização
  • A alfabetização científica nas séries iniciais
  • A linguística na alfabetização a fala e a criança
  • A linguística da escrita e a criança
  • Formação de professores
  • Alfabetização e letramento na Educação Infantil
  • Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
  • O que é letramento e alfabetização – Magda Becker Soares
  • Distinção entre alfabetização e letramento: avanços e retrocessos

Carga Horária: 60 HORAS

  • Práticas pedagógicas e o processo de alfabetização
  • As dificuldades da alfabetização nas séries iniciais: será um problema de método?
  • Os desafios da alfabetização
  • Tipos de métodos para alfabetizar
  • Uma abordagem da alfabetização
  • A alfabetização científica nas séries iniciais
  • A linguística na alfabetização a fala e a criança
  • A linguística da escrita e a criança
  • Formação de professores
  • Alfabetização e letramento na Educação Infantil

g) Procedimento Metodológico: A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

h) Avaliação: Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 120h, 180h e 300h. O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III - Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.