Código 23

Curso A Educação Infantil e as Perspectivas atuais da Educação

CARGA HORARIA E VALORES

CH: 60Hrs R$ 65,00

CH: 90Hrs R$ 90,00

CH: 180Hrs R$ 130,00

CH: 300Hrs R$ 160,00

II – ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PROPOSTA DO CURSO

Denominação: A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO

Carga horária: Cursos com a carga horária de 180 horas e 300 horas.

Prazo de Realização: Os cursos têm como prazo mínimo de:

180 horas – 60 dias.

300 horas – 120 dias.

Objetivo Geral: O curso A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO têm por objetivo oferecer aos profissionais da educação uma prática constante de atualização, transformando suas práticas pedagógicas e teorias que auxiliam uma educação de profissionais que compreendem o processo, elaboração e execução dos planejamentos da educação infantil com novas perspectivas de ensino e suas práticas pedagógicas. Este curso tem o intuito de levar ao educador a as atualizações, tecnológicas e de ensino devido às mudanças das perspectivas atuais dentro da educação infantil. Propõe ao educador identificar os principais problemas das perspectivas atuais na educação infantil.

Objetivos de Aprendizagem: A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO

  • Compreender o processo de elaboração e execução dos planejamentos da educação infantil com base nas perspectivas atuais da educação.
  • Trabalhar princípios e valores da educação infantil com referência nas perspectivas atuais.
  • Enfatizar a importância de métodos e perspectivas na educação infantil.
  • Propiciar o entendimento de novas perspectivas na educação infantil.
  • Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças das perspectivas atuais dentro da educação infantil.
  • Identificar os principais problemas das perspectivas atuais na educação infantil.

Conteúdos

Carga horária: 300 horas

  • Educação Tradicional;
  • Um passado sempre presente;
  • Paradigmas Holonômicos;
  • A prática pedagógica nas instituições de educação infantil;
  • Aspectos pedagógicos da educação infantil;
  • Currículo na Educação Infantil;
  • Perspectivas para a educação no Século XXI;
  • A práxis transformadora e a futuridade histórica
  • Perspectivas atuais para a rede federal de educação profissional e tecnológica
  • Tecnologia e a educação
  • Promoção de uma educação mais solidária
  • A contribuição de Dewey para a abordagem sociocultural
  • A contribuição do último Wittgenstein para a abordagem sociocultural                                                   
  • A infância a partir da ideia de que ela é uma construção histórica e social
  • Importância do brincar
  • A cultura infantil de massa
  • As relações entre abordagens sociológicas e pedagógicas no jogo
  • A educação pré-escolar comparada e a educação informal
  • A evolução psicológica da criança
  • Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades
  • As novas perspectivas da Educação Inclusiva na Escola

Carga horária: 180 horas

  • Educação Tradicional;
  • Paradigmas Holonômicos;
  • A prática pedagógica nas instituições de Educação Infantil;
  • Aspectos pedagógicos da Educação Infantil;
  • Currículo na Educação Infantil;
  • Perspectivas para a educação no Século XXI;
  • A práxis transformadora e a futuridade histórica;
  • Perspectivas atuais para a rede federal de educação profissional e tecnológica;
  • Tecnologia e a educação;
  • A contribuição de Dewey para a abordagem sociocultural;
  • A contribuição do último Wittgenstein para a abordagem sociocultural;                                                   
  • A infância a partir da ideia de que ela é uma construção histórica e social;
  • Importância do brincar;

Procedimento Metodológico: A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada por apostila e pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

Avaliação: Os cursos do PROED possuem o modelo de avaliação objetiva, que dependendo das características pedagógicas e da carga horária escolhida pelo profissional e/ou estudante pode ser de: 60h, 90h, 120h, 180h e 300h. O estudo por meio da apostila, atividades e prova devendo ser realizados dentro do prazo estipulado no calendário do curso e concluídos dentro do período do curso, alcançando a média igual ou superior a 70% (sessenta por cento) no resultado final para aprovação e recebimento do certificado.

III – CERTIFICADO

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, que é entregue em mãos ou postado nos Correios, entre 10 (dez) a 30 (trinta) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária da realização do curso, período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro, e a logomarca licenciada. Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não estará avariado ou amassado.